Passado o Carnaval é hora de voltar à rotina de cuidados com o corpo

 

Dr. Fernando do Bem estar, quem nos dá dicas para correr atrás do prejuízo..

No Brasil costuma-se dizer que o ano só começa depois do Carnaval. Felizmente, neste ano, ele aconteceu mais cedo, o que faz com que muita gente retome a rotina de trabalho e cuidados com o corpo o quanto antes.

Parece consenso! A combinação de dias de folga, festas de final de ano, férias e feriados, faz a maioria das pessoas relaxarem e abusarem de comidas e bebidas, deixando pra se preocupar com a forma física só depois do Carnaval. Se você faz parte desta turma, calma, o caso tem solução!

Quem ajuda nesta missão é o médico Fernando Querne, que atende na Clínica Conceitualle, em Balneário Camboriú. A primeira dica é não deixar que os “maus hábitos” deste período permaneçam durante o ano. “Se você é daqueles que exagerou, tenha em mente que não são alguns dias de comilança que vão te fazer engordar. Voltar a rotina de atividades físicas e alimentação regrada, já são suficientes para colocar seu corpo em forma novamente”, explica o médico.

Outra situação comum para quem está fora de forma é prometer perder peso até o próximo verão. Mas calma lá! Se você está acima do peso e leva uma vida sedentária o conselho é procurar ajuda profissional antes de iniciar uma dieta ou atividade física. “As pessoas pensam que é só fechar a boca que emagrece, e não é bem assim. Perder peso com saúde requer tempo e só existe uma receita que funciona: reeducação alimentar e exercícios”, orienta Dr. Fernando.

Dietas restritivas até fazem seu peso diminuir rapidamente, mas certamente você irá recuperar cada grama a médio ou longo prazo. Para se manter em forma, com saúde e disposição, o ideal é perder aos poucos e manter ao longo da vida, esclarece o médico.

Dr. Fernando ainda lista algumas dicas para começar hoje a cuidar melhor da saúde:

  1. Faça refeições leves com verduras, legumes e saladas. Dê preferência às carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas.
  2. Dê preferência aos sucos ou água para hidratar Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi e maracujá.
  3. Consuma carboidratos integrais como pão, arroz e macarrão, aveia, entre outros. Esses alimentos contam com maior teor de fibras e outras substâncias como vitaminas, antioxidantes e minerais.
  4. Evite os doces. O ideal é comer uma porção pequena ou substituir a sobremesa por uma fruta.
  5. Beba muita água, de 2 a 2,5 litros por dia. Prefira água ou água de coco, evitando refrigerantes e sucos artificiais.

Fonte: Passado o Carnaval é hora de voltar à rotina de cuidados com o corpo

Related posts

Leave a Comment